Avaliações interdisciplinares do Núcleo Comum e Núcleo Técnico
Nos dias 05 e 07/05, tivemos as Avaliações interdisciplinares do Núcleo Comum e Núcleo Técnico (no caso do Ensino Médio), respectivamente, desde a 2ª série do Fundamental I até o Ensino Médio.
Tratam-se de avaliações interdisciplinares, por área de conhecimento, que para além de avaliar os conceitos das diferentes disciplinas, avaliam competências específicas e gerais, tais como dominar a norma culta da Língua Portuguesa, compreender fenômenos naturais, enfrentar situações-problema, construir argumentações consistentes e elaborar propostas que atentem para as questões sociais.
A cada competência corresponde um conjunto de “habilidades”, que seriam a demonstração prática dessas competências, por exemplo: ler e interpretar diferentes tipos de texto; comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura; Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos; Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas; Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica; Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos, algébricos, geométricos,estatísticos, probabilidade e de medidas de grandeza; Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências; Relacionar um texto em Língua estrangeira, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social; Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas e cotidianas de um determinado grupo social; Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos; Elaborar proposta de intervenção inovadora relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto.
Isso tudo exige de nossos alunos um maior protagonismo no processo de aprendizagem, tornando-se de fato, de acordo com a faixa etária, um co-responsável por seus resultados, assumindo seu ofício de estudante.
Uma experiência bastante inovadora e atual, em resposta às novas demandas da atual realidade social e econômica, que rompe com a visão conteudista e reprodutora de Educação. Nosso esforço durante esse primeiro trimestre foi iniciar a construção com nossos alunos dessa nova cultura de formação.
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