Papo com a Coordenadora: Curso Técnico de Informática
Uma carreira profissional deve ser decidida com muito cuidado. Mesmo que você tenha certeza do que deseja fazer, é sempre bom investigar o que será estudado e, principalmente, quais serão suas competências ao concluir o curso.
E para lhe oferecer mais informações relevantes para a sua escolha, a Coordenadora Curso Técnico em Informática, Professora Vanessa Prevot, criou uma sequência de perguntas e respostas para que você conheça com clareza as aptidões de um técnico em Informática.
1) Tratando-se de um curso de Informática, como avaliar a estrutura da instituição em relação aos computadores?
Excelente. Atualmente o Colégio Realengo possui quatro laboratórios de informática, cada um com vinte computadores. Dois desses laboratórios passaram por upgrade (atualizações) no ano de 2016 e outros dois são totalmente novos. Ainda contamos com mais de 70 tablets de 10 polegadas, através dos quais desenvolvemos atividades diferenciadas para proporcionar uma aula atual e agradável para nosso aluno, além de desenvolvermos aplicativos para a plataforma Android através desses tablets.
2) Sabemos que a Informática sofre constantes modificações. Diante deste fato, a grade do curso acompanha o contexto atual exigido pelo mercado de trabalho?
Sim. Dentre as 12 linguagens de programação e/ou bancos de dados mais utilizados pelo mercado de trabalho, o aluno aprende a dominar seis delas e conhece a parte introdutória do restante, através de Seminários e cursos de capacitação.
3) Qual o foco do curso?
O principal objetivo do curso é a PROGRAMAÇÃO. O aluno desenvolve sistemas computacionais envolvendo programação complexa, utilizando armazenamento de informações, consultas avançadas, enfim, conhece todas as etapas que envolvem a criação de um sistema computacional.
4) O crescimento da informática é um fato mais que comprovado, por este motivo várias subáreas estão sendo formadas: Web Design, Programação de Jogos, Programação Web, Desenvolvimento Mobile e Programação para desktop. Qual a principal vantagem que o aluno tem ao escolher o curso Técnico em Informática do Colégio Realengo?
De forma bem direta, o estudante estará conhecendo todas as áreas citadas acima e poderá trabalhar em qualquer uma delas.
5) Por que fazer Técnico e não um curso de graduação em informática?
Sem querer tirar o grande benefício que um curso universitário pode oferecer, afinal, todo aprendizado é bem vindo, a questão é que a grande maioria dos concursos públicos e processos seletivos não aceitam curso como formação acadêmica, é claro que conta e faz diferença na hora de uma decisão, mas ainda assim é preciso ter um diploma.
6) Gosto muito da área de manutenção e redes. O aluno do Colégio Realengo terá aulas práticas para aplicar seus conhecimentos?
Sim. Além dos quatro laboratórios, contamos também com um laboratório de manutenção, onde os alunos conseguem praticar os conteúdos tratados nas aulas de montagem e manutenção e redes.
7) Além de todo contexto atual e dinâmico do curso, o que mais é oferecido para os estudantes?
A cada ano o aluno conta com um projeto por trimestre, totalizando três por ano, sendo eles: WorkShops – Seminários – Cursos de capacitação – Feira Técnica – TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Cada evento reúne profissionais qualificados, temas atuais e incentivos ao desenvolvimento autônomo.
Além dos projetos citados o aluno ainda tem a oportunidade de participar do grupo de ROBÓTICA, que nos últimos anos participou de várias feiras, mostras técnicas e olimpíadas a nível estadual e nacional espalhadas pelo Brasil, apresentando projetos inovadores e alguns deles foram premiados com bolsas pelo CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
8) O Colégio Realengo oferece oportunidades de estágio para o aluno interessado?
Sim. Contamos com o PIT – Programa de Integração ao Trabalho, para tratar das questões de Estágio e ainda um setor exclusivo de Tecnologia da Informação dentro de nossa instituição. O aluno que for aprovado, pode desfrutar desta carga de conhecimento, disponibilizada pelo setor e ainda ganha um excelente desconto na mensalidade.
9) Para obter o diploma, sou obrigado a desenvolver e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?
Sim. O TCC é obrigatório, inclusive é uma das experiências mais fantásticas que o aluno adquire no curso, pois além de desenvolver um projeto computacional a nível avançado para ser utilizado pelo mercado de trabalho, ele conta com outros desenvolvimentos como a parte da documentação de um sistema e design. Concluindo com chave de ouro, o projeto exige que o desenvolvimento seja para um cliente real.
10) Quais são os principais fatores que fazem do curso Técnico em Informática do Colégio Realengo um grande diferencial na formação de um aluno?
Além dos itens citados acima como: estrutura, projetos, desenvolvimentos autônomos e reais, o grande diferencial e o que faz funcionar todos esses projetos, são os profissionais que além de capacitados e especializados são acima de tudo apaixonados pela profissão e eternos alunos. Afinal, em uma área onde o hoje já é passado, é preciso gostar de estudar e estar sempre disposto a sair da sua zona de conforto.
11) Último recado aos alunos interessados em nosso curso:
Sem formalidades, com uma linguagem bem direta e clara, espero ter ratificado a sua decisão ou sanado suas dúvidas. Entretanto, tenha em mente algo muito importante, se ainda assim não ficou claro, não hesite em nos fazer uma visita, será um prazer receber você.
No mais, encerro exibindo como pode ficar o seu currículo, sendo você um aluno do Colégio Realengo, estudante do curso Técnico em Informática. Mas, lembre-se, para tudo isso se tornar real só falta você aqui conosco!
Clique aqui e veja o exemplo de currículo
Um grande abraço virtual,
Profº Vanessa Prevot
Coordenadora Curso Técnico em Informática.