Papo com a Coordenadora: Curso Técnico de Saúde Bucal
O Técnico em Saúde Bucal atuará em empresas prestadoras de serviço Odontológico aplicando conhecimentos referentes às normas de biossegurança nas ações de saúde e no trabalho. É capacitado para desenvolver a educação para o auto cuidado, prevenção, proteção, recuperação e reabilitação da Saúde Bucal. Para tanto planeja quais os recursos, organiza o processo de trabalho, prepara modelos de estudo, realiza exames radiológicos intrabucais e administra serviços em saúde bucal.
Para explicar melhor o curso, o mercado de trabalho e os diferenciais do Colégio Realengo, conversamos com a sua Coordenadora, Professora Fernanda Cseko, Pós-graduada em Periodontia pela ABO-RJe Mestre em Clínica Odontológica pela UFRJ.
Confira abaixo a entrevista completa e, em caso de dúvidas ou mais informações, não hesite em entrar em contato, pelo telefone (21) 3338-7030.
1) Coordenadora, como você descreve seu curso no Colégio Realengo?
O curso de Técnico em saúde Bucal é dinâmico e extremamente prático, tem como objetivo capacitar o aluno ao mercado de trabalho privado, como em consultórios e clínicas odontológicas, clínicas de radiografia odontológicas e o setor público, em concursos para este cargo.
2) Qual o tempo de duração do curso?
O curso tem duração de um ano e meio, onde o aluno, além de aula teórica, tem aulas em laboratório e em clínica.
3) As instalações específicas atendem as necessidades do Curso?
As instalações são excelentes e diversificadas. Contamos com laboratório de informática, laboratório de anatomia e clinica odontológica de padrão de ensinosuperior, pois usamos as mesmas instalações do curso de Odontologia das Faculdades São José.
4) Como funciona o Estágio Obrigatório?
O estágio tem duração de 100 horas e deve ser feito após um ano de curso, onde além de aprender, o aluno fica mais próximo de instituições que necessitam desses profissionais o quê potencializa as contratações. O curso conta com o apoio do PIT – Programa de Integração ao Trabalho, que tem várias parcerias e convênios com empresas que facilitam a colocação dos alunos em estágios.
5) Existe algum tipo de atividades extraclasse?
Fazemos atividades extraclasse voltadas para a educação em saúde, informando e conscientizando a população sobre as doenças da boca e como preveni-las.
6) Ao final do curso o aluno está apto a receber o registro profissional?
Ao final do curso, tendo cumprido as exigências de carga horária, trabalhos e estágio, o aluno recebe o certificado de conclusão e assim pode dar entrada junto ao Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro para requerer seu registro profissional.
7) Quais profissionais atuam com você no curso?
Além de coordenadora do curso também faço parte do corpo docente ministrando aulas teóricas e práticas. O corpo docente do curso é constituído de professores extremamente qualificados, todos dentistas, especialistas e mestres.
8) Qual conselho você daria ao aluno que deseja fazer o curso?
Venha nos conhecer e invista na sua formação profissional, hoje cada vez mais o mercado necessita e exige profissionais capacitados.
9) Coordenador, faça uma breve descrição do seu currículo
Sou gradada em Odontologia pela UNIME (2010), Pós-graduada em Periodontia pela ABO-RJ (2016) e Mestre em Clínica Odontológica pela UFRJ (2015). Tenho extensão em Odontologia Hospitalar pela UFRJ (2015), extensão em Cirurgia Oral Menor pelo CEPOV (2008). Possuo experiência em atendimento odontopediátrico, odontologia Hospitalar, cirurgia oral, periodontia e saúde de família.