Papo com o Coordenador: Curso Técnico em Formação de Professores
O curso de Formação de Professores do Colégio Realengo prepara profissionais habilitados para lecionar da Educação Infantil aos cinco anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo capaz de aplicar seus conhecimentos adquiridos durante o Curso e o Estágio para sua ascensão profissional.
Para explicar melhor o Curso, conversamos com o Coordenador, Professor Fernando Cas, Mestrando em Tecnologias Educacionais, Especialista em Educação e Pedagogo, que se preocupa em cada vez mais trazer qualidade para a formação dos seus alunos, alcançando ótimos resultados após a conclusão do Curso, como comprova a alta taxa de empregabilidade.
1) O que é o Curso Técnico de Formação de Professores?
O Curso Técnico de Formação de Professores é uma nomenclatura para o Curso Normal em nível Médio, previsto no artigo 62 da Lei nº 9394/96, aberto aos concluintes do Ensino Médio, provendo, em atendimento ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN, a formação de professores para atuar como docentes na Educação Infantil e nos cinco anos iniciais do Ensino Fundamental, acrescendo-se às especificidades de cada um desses grupos as exigências que são próprias das comunidades e dos portadores de necessidades educativas especiais.
2) O Curso é reconhecido atualmente?
Sim. A LEI Nº 13.415, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017, ressaltou a validade do Curso Técnico de Formação de Professores como habilitação docente aos profissionais para trabalhar da Educação Infantil a Ensino Fundamental I.
3) Como é o Curso no Colégio Realengo?
O Curso é extremamente prático. Aqui, a teoria existe e é bem direcionada, mas a prática é nosso ponto forte. As aulas, aos sábados, são dinâmicas e com Professores Especialistas e atuantes no assunto. Se você quiser aprender fazendo, pode ter certeza que seu lugar é aqui!
4) Qual é o perfil dos Professores atuantes no Curso?
Apenas para exemplificar, nosso corpo docente é composto por Mestres em Educação pela UFRJ, Diretores de Escolas Públicas e Particulares, Gerente de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro, Professores atuantes nas Escolas Públicas e Particulares, e o mais importante, todos realizaram o Curso de Formação de Professores, para iniciarem suas vidas profissionais e sabem da importância e da valoração que esse Curso possui.
5) Como funciona o Estágio Obrigatório?
O Estágio contempla 360 horas, divididas nos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Preocupamos-nos que você tenha contato direto com os segmentos da sua habilitação para que sua formação seja plena.
O Colégio Realengo e o Colégio e Curso Aplicação, com unidades na Vila Militar e Taquara, oferecem vagas de Estágio para os alunos que mostrem dedicação durante o curso. Após passarem por avaliações da Coordenação de Curso e de Segmento, há possibilidade de bolsas de estudos durante a realização do Estágio. Ou seja, você alia a prática e ainda recebe um incentivo financeiro para continuar sua formação!