Papo com o Coordenador: Curso Técnico em Enfermagem
Confira nesta breve entrevista com a Coordenadora de Enfermagem, Luciane Lelis, algumas dicas sobre a profissão e o curso pós-médio técnico que o Colégio Realengo oferece, com aulas aos sábados e toda a infraestrutura necessária para a sua formação com qualidade, ética, muita dedicação e sob as premissas do que há de mais atual no campo da saúde.
1) Como você descreve o Curso Técnico em Enfermagem no Colégio Realengo?
O Curso Técnico em Enfermagem oferece a oportunidade de construção de saberes, trabalhando com o aluno em aulas teóricas e práticas, abordando todos os segmentos da Assistência de Enfermagem em face das especificidades da clientela que o aluno irá trabalhar no futuro. A equipe de professores é composta por enfermeiras com sólida formação acadêmica.
2) As instalações específicas atendem as necessidades do Curso?
O Colégio Realengo possui uma estrutura física maravilhosa, com salas de aula equipadas com projetor multimídia, todas climatizadas. Nas aulas práticas de Morfologia (estudo do Corpo Humano) os alunos utilizam o mesmo laboratórios de Anatomia dos cursos de Graduação em Odontologia e Enfermagem das Faculdades São José. A Instituição possui laboratórios de informática, biblioteca, auditório e Laboratório de Enfermagem devidamente equipados para a realização das aulas.
3) Como funciona o Estágio Obrigatório?
São necessárias 630h (seiscentos e trinta) de estágio supervisionado para conclusão do curso. Os alunos iniciam as aulas práticas no primeiro período e os estágios serão realizados no segundo e terceiro períodos com a supervisão de 1 enfermeiro a cada dez alunos. Os estágios serão realizados em dois dias semanais com a duração de 4h no segundo período 5h no terceiro período.
4) Existe algum tipo de atividades extraclasse?
Sim, a cada semestre acontece a Mostra Técnica dos Cursos Subsequentes, onde os alunos fazem a exposição dos trabalhos ou pesquisas desenvolvidas. Também trabalhamos com ações de saúde e Seminários abertos à comunidade.
5) Ao final do curso o aluno está apto a receber o registro profissional?
Sim. Estando aprovado em todas as disciplinas e concluído o estágio supervisionado, o aluno poderá solicitar na Secretaria sua documentação de conclusão e assim solicitar junto ao COREN – Conselho Regional de Enfermagem a sua carteira profissional.
6) Qual conselho você daria ao aluno que deseja fazer o Curso de Técnico em Enfermagem?
A Enfermagem é a Arte de Cuidar baseada em evidências científicas. Ao escolher esta profissão o aluno deverá estar ciente que é uma profissão de muita responsabilidade e muita dedicação. O estudante deverá estar em constante atualização e estudo para que desta forma se destaque no mercado de trabalho, quando formado. É uma profissão com um leque muito grande de possibilidades e uma oferta grande de vagas.
7) Diferenciais do curso, sobre o mercado de trabalho:
O curso possui uma equipe de professores pós-graduados, a estrutura física da escola técnica é um diferencial importante, as aulas são focadas na prática e o estágio é garantido. Aguardamos você para fazer parte do grupo de alunos formado sob as premissas do que há de mais atual no campo da saúde, de acordo com o Ministério da saúde. Esperamos você.