Papo com a Coordenadora: Curso Técnico de Prótese Dentária
O Curso Técnico de Prótese Dentária do Colégio Realengo forma profissionais que fazem próteses dentárias (dentaduras, prótese parcial removível, prótese fixa, aparelhos ortodônticos, etc.). O protético trabalha em conjunto com o cirurgião-dentista, e muitas vezes torna-se dono do seu próprio negócio, alcançando rendimentos expressivos.
Para explicar melhor o curso, o mercado de trabalho e os diferenciais do Colégio Realengo, conversamos com a sua Coordenadora, Professora Carla Luchese, Especialista em Prótese Dentária pela Odontoclínica Central da Marinha, professora substituta da UERJ na disciplina de Prótese total, Mestre em Clínica Odontológica pela UFF, Primeiro Tenente Oficial Dentista R2 pelo Exército.
Confira abaixo a entrevista completa e, em caso de dúvidas ou mais informações, não hesite em entrar em contato, pelos telefones (21) 3338-7030 ou pelo WhatsApp, (21) 99126-4196.
1 – Coordenadora Carla Luchese, como você descreve o Curso de Prótese Dentária no Colégio Realengo?
O curso técnico em Prótese dentária oferece a oportunidade de aprender, mesclando aulas teóricas e práticas, aborda todos os segmentos da prótese, como prótese total, prótese fixa, prótese removível, etc. Os professores fazem a demonstração prática em sala de aula e os alunos confeccionam suas próprias próteses.
2 – Qual o tempo de duração do curso?
O curso possui a duração de 18 meses, três semestres, com aulas aos sábados, o que facilita muito para as pessoas que já trabalham ou estudam, pois conseguem conciliar melhor esse cursos com as suas outras atividades.
3 – As instalações específicas atendem as necessidades do Curso?
O Colégio Realengo possui salas de aula climatizadas e equipadas com projetor multimídia. Nas aulas práticas os alunos utilizam os mesmos laboratórios e equipamentos do Curso de Odontologia da UniSãoJosé e, especificamente para prótese dentária, contamos com três laboratórios.
4 – Como funciona o Estágio Obrigatório?
São necessárias 1.200h (mil e duzentas horas) de estágio obrigatório para o aperfeiçoamento do aluno.
O colégio oferece aos seus alunos estágio para maior aprimoramento das técnicas, sempre orientados por um supervisor. Mesmo assim aconselhamos sempre aos alunos buscarem uma colocação em um laboratório de atendimento real.
5 – Existe algum tipo de atividades extraclasse?
Sim, periodicamente acontece a Mostra Técnica dos Cursos Subsequentes onde os alunos fazem a exposição dos trabalhos ou pesquisas desenvolvidas durante o curso.
6 – Ao final do curso o aluno está apto a receber o registro profissional?
Sim, estando aprovado em todas as disciplinas e entregando toda a documentação referente ao estágio supervisionado o aluno poderá solicitar na Secretaria sua documentação de conclusão e assim solicitar junto ao CRO – Conselho Regional de Odontologia a sua carteira profissional.
7 – Quais profissionais atuam com você no curso de Prótese Dentária?
Trabalhamos com os professores Renato, Jorge e Rogério, que são profissionais com larga experiência de mercado e também de ensino.
8 – Qual conselho você daria ao aluno que deseja fazer o curso de Prótese Dentária?
É uma profissão que resgata o sorriso do paciente, a autoestima de um indivíduo. Bons profissionais atingem excelentes rendimentos mensais. É preciso muita dedicação, treinamento e habilidade.
9 – Coordenadora Carla Luchese, faça uma breve descrição do seu currículo:
Especialista em Prótese Dentária pela Odontoclínica Central da Marinha, professora substituta da UERJ na disciplina de Prótese total, Mestre em Clínica Odontológica pela UFF, Primeiro Tenente Oficial Dentista R2 pelo Exército e Dentista pela Prefeitura Municipal de Itaguaí.