04.07 | Parabéns aos alunos de Robótica pela conquista do 2º, 3º e 4º lugares obtidos na Olimpíada Brasileira de Robótica
Parabéns aos alunos das três equipes pela conquista do 2º, 3º e 4º lugares na Olimpíada Brasileira de Robótica
- CLISCIA CRISTINE (1103 – INFO) | GABRIEL DOS SANTOS (1203 – INFO)
- GABRIEL SOUZA (1203 – INFO) | GABRIELA HELEN (1203 – INFO)
- GEORGE SUED (1203 – INFO) | JEAN MATHEUS (1103 – INFO)
- JULIA PORTO (1203 – INFO) | LUCAS GUANABARA (1203 – INFO)
- MATHEUS GUANABARA (1103 – INFO) | MATHEUS RODRIGUES (1203 – INFO)
- OLYMPIO MATHEUS (1203 – INFO) | WALLACE ANDRADE (1203 – INFO)
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Anualmente (tradicionalmente no segundo semestre), a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.
Fase Regional – Rio de Janeiro – 30/06/2012
A OBR 2012 contou com um número recorde de participantes, com um total de 28 equipes. A prova disputada pelo colégio Realengo foi a da categoria Nível 2 (Ensino Médio e Técnico).
Este ano o desafio para as equipes foi ainda maior pois foi o primeiro ano que a pista de provas contou com dois níveis. A cada obstáculo vencido era atribuída a pontuação específica, de acordo com a tabela abaixo:
DESAFIO |
DESCRIÇÃO |
PONTUAÇÃO |
Gap |
Falha na linha guia |
10 |
Detritos |
Palitos de dentes |
10 |
Obstáculo |
Potes de sorvete |
10 |
Resgate |
Lata de refrigerante |
50 |
Todos os desafios são organizados em três salas (divisões na pista) valendo 50 pontos e a cada falha são descontados 15 pontos.
O objetivo final é resgatar a vítima (lata de refrigerante) conduzindo-a ao canto da sala determinado.
O desafio foi dividido em três rodadas, em cada uma delas a configuração da pista era alterada, e a pontuação final era a maior alcançada.
O colégio Realengo conquistou com suas três equipes o 2º (195 pontos), 3º (180 pontos)e 4º lugar (175 pontos), ficando apenas 10 pontos atrás do Instituto Federal de Educação (205 pontos). Esta disputa contou com 11equipes. Abaixo temos a classificação Final:
Colocação |
Colégio |
Pontuação |
1º |
Instituto Federal de Educação |
205 |
2º |
Colégio Realengo |
195 |
3º |
Colégio Realengo |
180 |
4º |
Colégio Realengo |
175 |
5º |
Colégio Ferreira Viana |
145 |
6º |
Colégio Ferreira Viana |
45 |
7º |
Colégio Ferreira Viana |
30 |
8º |
Colégio Ferreira Viana |
10 |
9º |
Colégio Ferreira Viana |
0 |
10º |
CTPI – Petrópolis |
0 |
11º |
Colégio LIESSEN |
0 |
O primeiro colocado assegura a sua vaga para a fase nacional da disputa que este ano será disputado em Fortaleza com data ainda não prevista. O colégio Realengo aguarda ainda a reclassificação visto que nas últimas três edições o Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia levaram para a disputa da etapa nacional também o 2º colocado.
A torcida do colégio contou também com a presença dos ex-alunos Douglas Bispo, Angello Reis e Yang Ricardo que fez parte da equipe que conquistou o 3º lugar na edição de 2010.
O professor e coordenador do Curso de Tecnologia de Informação Robson Valente, treinador das equipes, ficou muito satisfeito com o resultado alcançado:
“Foram muitos desafios, desde a escolha dos kit´s de robótica, passando pela montagem até a programação completa. E ainda a menos de dois meses para a competição toda a prova foi reformulada passando para dois andares, o que dificultou ainda mais o trabalho. A segunda colocação era o nosso objetivo este ano, em 2012 vamos para a disputa do título.
Importante também ressaltar a postura dos alunos que, apesar de estarem divididos em três grupos trabalharam como uma única equipe. Parabéns aos alunos participantes.”
Texto: Professor Robson Valente