28.02 | Dicas para um lanche escolar saudável
A escola é certamente um local onde os hábitos alimentares saudáveis devem ser ensinados, estimulados e praticados. Porém, cabe à família a manutenção das práticas saudáveis aprendidas pelo filho também dentro de casa. A alimentação na escola é de suma importância, pois garante à criança energia para o próximo período de aula, proporcionando-lhe maior capacidade de concentração e memória.
Devem ser evitados longos períodos em jejum e por isso, destaca-se também a importância da realização de um café da manhã saudável, o que comprovadamente contribui para o maior desempenho escolar.
O lanche na escola deve ser simples, pois representa uma refeição intermediária, já que logo que a criança chegar em casa contará com uma grande refeição como o almoço ou jantar, dependendo do horário de estudo. Contudo, ser simples não significa ser incompleta em termos nutricionais.
O lanche deve incluir um alimento do grupo dos pães, que engloba além destes, bolos simples, torradas e cereais. Além desse grupo, deve também incluir um alimento do grupo do leite e derivados, como os iogurtes, de preferência aqueles enriquecidos com frutas e fibras.
O ideal seria incluir também um alimento do grupo das frutas ou sucos naturais. As frutas devem ser as mais variadas possíveis, respeitando a aceitação da criança, pois cada fruta possui vitaminas e minerais diferentes, embora todos sejam importantes para o bom funcionamento do organismo infantil.
Sugestão de lanches
- Pães ( exceto com cremes, preferir os integrais)
- Sanduíches de pão com: polenguinho, queijo minas,requeijão, pasta de ricota, peito de peru, blanquet, geléia de frutas
- Torrada
- Pão de queijo
- Esfiha
- Biscoito sem recheio
- Frutas
- Barra de cereal
- Bolo simples(sem cobertura e sem recheio)
Bebidas
- Suco de frutas
- Achocolatado( evite colocar todos os dias devido o excesso de açúcar e gordura)
- Suco de soja com sabor de frutas
- Iogurte
Exemplos
- Opção 1: 3 bisnaguinhas integrais com geléia de morango, 1 caixinha de achocolatado e 1 maçã.
- Opção 2: 5 cookies integrais, 1 caixinha de suco de soja com sabor de fruta e 1 banana.
- Opção 3: 3 torradas integrais com geléia de uva, 1 caixinha de achocolatado e 1 pêra.
- Opção 4: 1 barra de cereais, 1 caixinha de suco de soja com sabor de fruta e 1 goiaba.
- Opção 5: 1 lanche de pão integral com queijo e suco de fruta.
Suelen Faria
Nutricionista
CRN 07100069