Imprimir

Papo com o Coordenador: Curso Técnico de Administração e Contabilidade

 topo papo coords

 

Fazer uma escolha profissional, sempre é uma decisão difícil, ainda mais quando se é tão jovem. Muitas idéias, perspectivas, dúvidas, medos .... Então, como fazemos essa escolha com menos incertezas?! Leia sobre a carreira que pensa começar, procure informações, dados desse mercado, o que o curso lhe apresentará de competências (conhecimentos adquiridos) durante todo o processo de formação; quais as oportunidades de colocação no mercado de trabalho esse curso lhe oferece. Quanto mais informações, melhor será a sua escolha.

Para que você tenha um pouco mais de segurança, confira abaixo a entrevista com a Coordenadora dos Cursos de Administração e Contabilidade do Colégio Realengo, Professora Raquel Carvalho.

 

1) Prof. Jair, quais os objetivos dos Cursos Técnico em Administração e Contabilidade?

Desenvolver conhecimentos e melhorar as habilidades (técnicas) relacionadas à gestão nas diversas áreas empresariais, e suas práticas de trabalho,  possibilitando ao estudante também a gestão do próprio negócio (empresa), através de uma proposta de formação empreendedora, em que você, aluno, através da  estruturação de  ideias e soluções inovadoras, possa construir sua aprendizagem na coordenação, execução e avaliação das atividades dos processos de administração.

Além disso, o curso também buca desenvolver competências e melhorar as habilidades ligadas ao registro dos fatos empresariais, gerenciando a escrituração dos livros contábeis e comerciais e dos livros de registro e controle de tributos (impostos ) , através de sistemas manuais e ou informatizados de escrituração, como também, elaborar balancetes, balanços e outras demonstrações contábeis inerentes à Gestão Empresarial.

 

2) Como o mercado de trabalho recebe os profissionais técnicos na área de Gestão e Negócios?

A situação econômica no Brasil se instalou de forma presente e com ela a preocupação pela empregabilidade ( permanência no mercado de trabalho) é crescente, principalmente de quem está se formando e busca oportunidades .

Para quem escolhe um curso técnico, no entanto, o cenário é bem otimista. Segundo dados divulgados a partir de uma pesquisa realizada pelo IBOPE à pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 70% dos alunos formados em cursos técnicos estão conseguindo emprego já no primeiro ano após a conclusão do curso. Cerca de cada 7 entre 10 formandos Técnicos em Administração, saem empregados tão logo concluem seu Curso. Isso é uma informação bem interessante, não acha?! E então, se você busca um curso técnico que lhe ofereça boas oportunidades no mercado, aqui é o seu lugar!!!

 

banner olho

 

3) Por que fazer um Curso Técnico na área de Gestão e Negócios?

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exige profissionais bem qualificados. Por isso, os cursos técnicos ligados à área de negócios são uma ótima opção, pois apresentam metodologia dinâmica em relação às exigências deste mercado; e possuem uma grade curricular totalmente focada para a prática, além de acelerarem a entrada no mercado de trabalho.

 

4) Os Cursos Técnicos da área de Gestão e Negócios do Colégio Realengo apresentam essa possibilidade de colocação no mercado de trabalho? Como isso funciona?

Nosso Colégio trabalha com empresas parceiras, que absorvem nossos alunos para o mercado e suas oportunidades, através do encaminhamento para estágio e vagas. Temos um Programa de Integração ao TrabalhoPIT onde esse encaminhamento de vagas e oportunidades é feito junto à mais de 150 empresas conveniadas.

 

5) Quais as áreas estudadas na formação técnica profissionalizante nos Cursos com Eixo Gestão e Negócios no Colégio Realengo?

Durante todo o processo de estudo e formação do Curso, nosso Colégio identifica que o aluno deve receber uma base sólida e prática de conhecimentos e técnicas que o levarão ao alcance de oportunidades de trabalho e boa colocação neste mercado tão competitivo.

Por isso, desenvolvemos uma matriz curricular totalmente voltada para o que efetivamente, as empresas procuram em um profissional. Os estudos dos Cursos vão do conhecimento de teorias, processos e métodos de trabalho, rotinas administrativas, acompanhamento de pessoal, contabilização, construção e leitura de relatórios técnicos operacionais, avaliação de resultados, operacionalização com números e estatísticas, acompanhamento de dados e informações, elaboração de planilhas e balanços com utilização de instrumentos e aplicativos , como ferramentas do Office 2016, como também, a criação do eixo empreendedor na construção de projetos práticos de negócios. Entre outras competências de formação.

 

6) Nos Cursos Técnicos de nível médio, especificamente os Cursos de eixo Gestão e Negócios, devem por obrigatoriedade apresentar Trabalho de Conclusão de Curso / TCC para sua certificação profissional?

Sim. O TCC é de caráter obrigatório na formação de nosso aluno. E é uma experiência tomada de muito bons resultados para a vida profissional e pessoal de formação. Nossa proposta é a elaboração do perfil empreendedor, levando o aluno-concluinte ao desenvolvimento de projetos de negócios em que o foco de pesquisa de mercado e tendências de oportunidades é evidenciado durante todo o processo de construção do trabalho. Deve o aluno apresentar este projeto final de curso, em formato documental padrão ABNT ( ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS) , exigência ainda para o Curso Superior, e assim nosso aluno leva após sua formação no Colégio Realengo, toda a bagagem de informação e aplicação que o mercado profissional exige. Esse é o nosso objetivo. FORMAR PROFISSIONAIS PRONTOS PARA O MERCADO!

 

7) Qual o diferencial do Colégio Realengo na escolha do Curso Técnico Profissionalizante com eixo gestão e Negócios?

Além de todas as informações apresentadas aqui em relação aos Cursos oferecidos em nossa Instituição, o que já traz um diferencial positivo na escolha e formação de nosso aluno, temos outros fatores que levam nosso Colégio à se colocar em um degrau de referência na região; nossa estrutura e espaço físico comum, projetos desenvolvidos levando nosso aluno à se construir de forma autônoma e independente, equipe de professores técnicos de formação e especialização diferenciadas, material didático próprio, construído pelos professores da casa, com base em pesquisa e acompanhamento constante de novidades e tendências do mercado de negócios; possibilitando ao nosso aluno a MELHOR FORMAÇÃO TÉCNICA DA REGIÃO!

 

8) Deixe um recado para os jovens interessados no curso.

Esperamos que nossa proposta possa atender a sua busca por QUALIDADE. Venha conhecer nosso trabalho e participar de uma equipe vencedora. Aqui é o seu lugar!

--------------------------------

Prof Jair do Canto Abreu Junior

Bacharelado e Licenciatura Plena em Matemática, Bacharelado em Ciências Contábeis, Pós-graduação em Docência do Ensino Superior, MBA em Gestão de Negócios (Administração) com extensão na George Washington University (EUA). Sócio proprietário de empresa de Consultoria/Auditoria e Contabilidade. Ex-executivo de empresas Nacionais e Internacionais dos segmentos de Energia Elétrica, Auditoria e Consultoria, Televisão, Administração Aeroportuária, Ex-auditor Federal da Agência Reguladora de Energia Elétrica (Aneel). Ex-professor da Rede Estadual de Ensino no Rio de Janeiro. Professor universitário.

Atendimento

centralatendimento5

 

Coordenação

Coord. Educação Infantil
Horário - todos os dias de 13h às 18h.

Coord. Ens. Fund. I (1º ao 5º ano)
Horário - todos os dias de 13h às 18h.

Coord. Ens. Fund. II (6º ao 9º ano)
Horário - 7h às 13h - todos os dias.

Coord. Ens. Médio / Técnico (1ª à 3ª série)
Horário - 7h às 13h (segunda a sexta) e sábado (7h às 17h)

Coord. Cursos Técnicos Subsequentes (Pós-médio)
Horário - 7h às 13h (segunda a sexta) e sábado (7h às 17h)

O Colégio Completo

logo rodape