04.07 | Parabéns aos alunos de Robótica pela conquista do 2º, 3º e 4º lugares obtidos na Olimpíada Brasileira de Robótica

Parabéns aos alunos das três equipes pela conquista do 2º, 3º e 4º lugares na Olimpíada Brasileira de Robótica

• CLISCIA CRISTINE (1103 - INFO) | GABRIEL DOS SANTOS (1203 - INFO)
  • GABRIEL SOUZA (1203 - INFO) | GABRIELA HELEN (1203 - INFO)
  • GEORGE SUED (1203 - INFO) | JEAN MATHEUS (1103 - INFO)
  • JULIA PORTO (1203 - INFO) | LUCAS GUANABARA (1203 - INFO)
  • MATHEUS GUANABARA (1103 - INFO) | MATHEUS RODRIGUES (1203 - INFO)
  • OLYMPIO MATHEUS (1203 - INFO) | WALLACE ANDRADE (1203 - INFO)

Veja as fotos

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Anualmente (tradicionalmente no segundo semestre), a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

Fase Regional – Rio de Janeiro – 30/06/2012

A OBR 2012 contou com um número recorde de participantes, com um total de 28 equipes. A prova disputada pelo colégio Realengo foi a da categoria Nível 2 (Ensino Médio e Técnico).

Este ano o desafio para as equipes foi ainda maior pois foi o primeiro ano que a pista de provas contou com dois níveis. A cada obstáculo vencido era atribuída a pontuação específica, de acordo com a tabela abaixo:

DESAFIO

DESCRIÇÃO

PONTUAÇÃO

Gap

Falha na linha guia

Detritos

Palitos de dentes

Obstáculo

Potes de sorvete

Resgate

Lata de refrigerante

50

Todos os desafios são organizados em três salas (divisões na pista) valendo 50 pontos e a cada falha são descontados 15 pontos.

O objetivo final é resgatar a vítima (lata de refrigerante) conduzindo-a ao canto da sala determinado.

O desafio foi dividido em três rodadas, em cada uma delas a configuração da pista era alterada, e a pontuação final era a maior alcançada.

robotica corpo

O colégio Realengo conquistou com suas três equipes o 2º (195 pontos), 3º (180 pontos)e 4º lugar (175 pontos), ficando apenas 10 pontos atrás do Instituto Federal de Educação (205 pontos). Esta disputa contou com 11equipes. Abaixo temos a classificação Final:

Colocação

Colégio

Pontuação

Instituto Federal de Educação

205

195

180

175

145

45

30

CTPI – Petrópolis

Colégio LIESSEN

0

O primeiro colocado assegura a sua vaga para a fase nacional da disputa que este ano será disputado em Fortaleza com data ainda não prevista. O colégio Realengo aguarda ainda a reclassificação visto que nas últimas três edições o Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia levaram para a disputa da etapa nacional também o 2º colocado.

A torcida do colégio contou também com a presença dos ex-alunos Douglas Bispo, Angello Reis e Yang Ricardo que fez parte da equipe que conquistou o 3º lugar na edição de 2010.

O professor  e coordenador do Curso de Tecnologia de Informação Robson Valente, treinador das equipes, ficou muito satisfeito com o resultado alcançado:

"Foram muitos desafios, desde a escolha dos kit´s de robótica, passando pela montagem até a programação completa. E ainda a menos de dois meses para a competição toda a prova foi reformulada passando para dois andares, o que dificultou ainda mais o trabalho. A segunda colocação era o nosso objetivo este ano, em 2012 vamos para a disputa do título.

Importante também ressaltar a postura dos alunos que, apesar de estarem divididos em três grupos trabalharam como uma única equipe. Parabéns aos alunos participantes."

Texto: Professor Robson Valente