28.02 | Dicas para um lanche escolar saudável

A escola é certamente um local onde os hábitos alimentares saudáveis devem ser ensinados, estimulados e praticados. Porém, cabe à família a manutenção das práticas saudáveis aprendidas pelo filho também dentro de casa. A alimentação na escola é de suma importância, pois garante à criança energia para o próximo período de aula, proporcionando-lhe maior capacidade de concentração e memória.

Devem ser evitados longos períodos em jejum e por isso, destaca-se também a importância da realização de um café da manhã saudável, o que comprovadamente contribui para o maior desempenho escolar.

O lanche na escola deve ser simples, pois representa uma refeição intermediária, já que logo que a criança chegar em casa contará com uma grande refeição como o almoço ou jantar, dependendo do horário de estudo. Contudo, ser simples não significa ser incompleta em termos nutricionais.

O lanche deve incluir um alimento do grupo dos pães, que engloba além destes, bolos simples, torradas e cereais. Além desse grupo, deve também incluir um alimento do grupo do leite e derivados, como os iogurtes, de preferência aqueles enriquecidos com frutas e fibras.

O ideal seria incluir também um alimento do grupo das frutas ou sucos naturais. As frutas devem ser as mais variadas possíveis, respeitando a aceitação da criança, pois cada fruta possui vitaminas e minerais diferentes, embora todos sejam importantes para o bom funcionamento do organismo infantil.

Sugestão de lanches

• Pães ( exceto com cremes, preferir os integrais)
  • Sanduíches de pão com: polenguinho, queijo minas,requeijão, pasta de ricota, peito de peru, blanquet, geléia de frutas
  • Torrada
  • Pão de queijo
  • Esfiha
  • Biscoito sem recheio
  • Frutas
  • Barra de cereal
  • Bolo simples(sem cobertura e sem recheio)

Bebidas

• Suco de frutas
  • Achocolatado( evite colocar todos os dias devido o excesso de açúcar e gordura)
  • Suco de soja com sabor de frutas
  • Iogurte

Exemplos

• Opção 1: 3 bisnaguinhas integrais com geléia de morango, 1 caixinha de achocolatado e 1 maçã.
  • Opção 3: 3 torradas integrais com geléia de uva, 1 caixinha de achocolatado e 1 pêra.
  • Opção 4: 1 barra de cereais, 1 caixinha de suco de soja com sabor de fruta e 1 goiaba.
  • Opção 5: 1 lanche de pão integral com queijo e suco de fruta.

Suelen Faria
Nutricionista