04 propostaped

O Colégio Realengo busca conduzir o aluno ao processo de aprender a aprender, ampliando a sua capacidade de conviver com a diversidade e compreender os fatos, analisando o presente como consequência do passado e preparação para o futuro. Acreditando na sua aquisição deconhecimento e saberes, no desenvolvimento de competências e habilidades e na formação de atitudes e valores como essência para a prática cidadã consciente na sociedade mundial, direcionamos nossas ações pedagógicas pautadas nos pressupostos Sócio - Interacionistas e nos Quatro Pilares da Educação voltada para o século XXI:

APRENDER A APRENDER

• Estimular a atenção, a memória e o pensamento

• Atualizar-se sempre

• Compreender o mundo que o rodeia

• Inovação

APRENDER A FAZER

• Buscar resultados satisfatórios dentro dos seus próprios limites

• Dedicar-se na excelência dos trabalhos

• Evitar o retrabalho

• Investir no desenvolvimento das competências e habilidades

• Inovar

APRENDER A CONVIVER

• Respeitar as diferenças

• Tratar todos com carinho

• Explorer e compartilhar dons

• Respeitar o bem comum, a natureza

• Saber trabalhar em equipe

• Promover a descoberta e valorização do outro

APRENDER A SER

• Comprometimento

• Solidariedade

• Inclusão

• Criatividade

• Civilidade

• Tolerância

• Relações Éticas e Morais

• Honestidade

• Compromisso com o ser e com a verdade.

Nesse sentido, o Colégio Realengo incorpora a convicção de que o processo ensino aprendizagem será desenvolvido de forma que tenha significado para o aluno buscando, para isso, contextualizar os conteúdos a sua realidade.

O CURRÍCULO

Temos como proposta um currículo que retome a totalidade e a práxis como elementos constitutivos da formação humana. A compreensão de currículo para uma escola transformadora deve ser de que este não é neutro nem deve se encontrar para além das discussões dos profissionais da educação e da sociedade.

O currículo é uma prática social e marca de forma definitiva o percurso formativo dos cidadãos na nossa sociedade, sendo também um terreno de disputas de poder pela hegemonia, pois é desta discussão que se encaminham os projetos educativos de uma sociedade.

Nosso currículo enfatiza a formação humana integral, e por isso compreendemos que esteprecisa ser situado historicamente onde se possa introduzir sempre novos conhecimentos não se limitando apenas aos conhecimentos relacionados às vivências do aluno mas que entende que o conhecimento formal traz outras dimensões ao desenvolvimento humano que vão além do uso prático; um currículo orientado para a inclusão de todos ao acesso dos bens culturais eao conhecimento e que está, assim a serviço da diversidade. E por isso não se limitando ao currículo acadêmico.

A AÇÂO DIDÁTICO PEDAGÓGICA

A ação didático-pedagógica terá como objetivo promover mudanças comportamentais nos alunos tendo como referência nossos objetivos educacionais que são buscados por meio de intensa atividade do educando sob orientação competente e dinâmica dos docentes do Colégio, numa perspectiva interdisciplinar, tendo por ponto de partida a realidade de cada aluno.

Para isso, durante o ano letivo são desenvolvidas várias atividades/projetos/temas geradores que possibilitem ao aluno descobertas interessantes, contato com várias culturas a partir de pesquisas e recursos audiovisuais e tecnológicos, a fim de que desenvolvam as competências necessárias para transformar informação em conhecimento significativo, possibilitando ao aluno compreender a realidade na sua complexidade, instrumentalizando-o a atuar na mesmade forma crítica e buscando transformá-la sempre que necessário.

O Colégio Realengo tem como princípio básico estimular o comportamento participativo do aluno e uma aprendizagem cooperativa, tornando-o protagonista de sua própria aprendizagem. Cada aluno tende a percorrer um caminho onde possa ter suas experiências pessoais relacionadas às disciplinas específicas do Núcleo Comum e da parte de enriquecimento curricular e/ou do Núcleo profissional. Sem, contudo, deixar de contribuir para o crescimento coletivo do grupo.

Coord. Ens. Fund. I (2º ao 5º ano)